quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O DIA DAS PEQUENAS COISAS

O dia das pequenas coisas


Pois quem despreza o dia das pequenas coisas" Zacarias 4:10
Este maravilhoso texto está escrito no livro do profeta Zacarias cujo nome significa (O Senhose lembra)..Esse foi um profeta pós-exílio, levantado por Deus como oraculo ,para ajudar o povo de Israel que estava vivendo uma época  de muita dificuldade. Muito antes  desse  tempo o Salmo 137 descreve com riqueza de detalhes o que os israelitas passaram quando foram levados cativos para a Babilônia.

 Diziam eles'' As margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e  chorávamos  lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros  que lá havia pendurávamos as nossas  harpas, pois aqueles que nos levavam cativos  pediam que canções....''


Portanto o sofrimento do povo já era antigo. Estavam em terra estranha, sem  moradia, sem alimentos, sem calçados, sem roupas e sentiam muita saudade de Sião(Jerusalém). Zacarias é apresentado por Esdras  como filho de Ido(Esd. 1:14).Zacarias teve oito visões , e cada uma delas tinha um significado diferente. Tudo  só tinha uma finalidade que era animar os desanimados ,consolar  os tristes de coração e enxugar as lagrimas  dos  angustiados.

Nessa época  estavam  programados para restaurar  Jerusalém: Zorobabel, Neemias Esdras, Zacarias  e mais adiante ,a historia registra Malaquias. Quando começaram a reconstruir o Templo. queriam apoio de outros poderosos, todavia Deus não permitiu  e falou "Nem por força nem por violência mas pelo meu Espirito''Zac 4:6(b) E  foi justamente nessa época  que o povo rebelou-se. Já não confiavam mais em Deus e nem nos profetas foi quando Deus falou pela boca do profeta

"Quem despreza o dia das pequenas coisas''Zac.4:10. Foi quando guiado e usado  por  Deus o profeta começou  a fala do tempo Messiânico para animar o povo.
Esse texto  nos dá uma lição tremenda  da  vontade do Todo Poderoso. Deus quer que sejamos  despojados de tudo que existe nesta terra, pois é tudo  passageiro e efêmero ,Existe nesta vida todo  tipo de mundo: mundo  animal, mundo vegetal, mundo espiritual e  agora mundo virtual.

 Mas o  Nosso Senhor quer que sejamos  desapegados de todos eles. Para não  cairmos no pecado da murmuração. Existem na Bíblia três situações que enriquecem esse título  de pequenas coisas e que Deus usou para mostrar  de um lado  o seu poderio e do outro  foi o testemunho  de quem nada  possuía  mas que não usou  da murmuração  para  esvaziar seus sentimentos..


O Primeiro exemplo  foi  o azeite da viúva registrado em 2Reis 4;1-7 ,Essa pobre viúva estava na eminencia de perder seus dois filhos, porque naquele tempo quem não podia pagar uma dívida tinha que entregar seus filhos para  o credor. Essa coitada tinha perdido o marido e agora não queria perder os filhos  mas não entrou em desespero antes procurou  ajuda  do profeta.
No caso Elias mandou que ela trouxessem todas as vasilhas  e o pouco azeite que possuía  e o milagre  aconteceu.

 Foi tanto azeite que lá vendeu, pagou o que devia e ainda sobrou.
a segunda coisa foi  o pouco de farinha, A Bíblia relata que uma pobre senhora  procurou uns gravetos para fazer um bolo  para ela e seu filho  e para depois morrer. Essa é a viúva de Serepta e o profeta ao ver aquela situação, disse: Faça primeiro  para mim e depois para você e assim  ""A farinha da panela não acabou''.


A terceira coisa  foi com relação a Golias. Esse filisteu tinha 3  metros de altura e passou  quarenta dias   desafiando Israel para uma luta. Os homens judeus não tinham coragem de enfrentá-lo, mas apareceu um jovem  franzino que viu aquela confusão  e  pediu  para ir lutar.

 Quando quiseram colocar  aquela roupas  se guerra Davi não suportou o peso e caiu, Resolveu lutar com o que sabia manejar : a funda  e as pedras. A Bíblia diz que  quando o filisteu viu o tamanho de Davi  começou a rir  (mas ele não viu quem estava com Davi) .foi somente uma  pedrada e o gigante caiu por terra 2 Samuel 17. Deus usou três coisas pequenas ficarem tão granes que passaram para a Historia como exemplos.


Um pouco de azeite, um pouco de farinha e uma simples pedra fizeram a historia da três pequenas coisas que não foram . desprezadas. E nós? Devemos ver nesse texto exemplos para as nossas vidas. Às vezes acontecem dias que pouco ou quase nada temos, mas não podemos esquecer  que o nosso Deus  é maior que tudo-bem que supre todas as nossas necessidades. Principalmente nos dias das pequenas coisas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

AS FRONTEIRAS DE DEUS _DEUS SEM FRONTEIRAS

As fronteiras de Deus e o Deus sem fronteiras
''Disse porém Rute : Não me inste para que te abandones e deixe de seguir-te porque aonde quer que fores irei eu, aonde quer que pousares posarei eu, o teu povo será o meu povo e o teu Deus é o meu Deus'' Rute 1:16

Essa foi a maior declaração de amor ( de uma nora para uma sogra,) . Esse sempre foi um grau de parentesco problemático. Nessa declaração , a nora Rute não viu o ser humano, não viu o lugar para
onde a sogra ia, não viu a procedência da sogra e fez a escolha mais correta da sua vida
''O teu Deus é o meu Deus''.

Aquele gesto de Rute pode se chamar de ''amor sem fronteiras''. Sem fronteira familiar, ( nora para sogra), sem
fronteira nacional (aonde quer que for) sem fronteira estadual ( o teu povo) e sem fronteira espiritual ( o teu Deus). Um detalhe importante nessa declaração de Rute ;é que em todos as suas
frases ela coloca o verbo no futuro (será) ,mas quando falou no Deus de Israel ela colocou o
verbo no presente (é o meu Deus). Assim começou uma das historias mais lindas da Bíblia, que é o amor de nora para sogra e a contrapartida de sogra para nora, porque Noemí também foi fantástica nesta historia.

Fronteira ''e o limite entre partes distintas que pode ser nacional, estadual, territorial'' Wikipédia
Cada parte dessas fronteiras tem seus acordos , tem sua autonomia. Também essas fronteiras tem seus espaços, que são : aéreos ( no ar) ; marítimos (no mar) terrestre ( na terra), fluvial ( nos rios).
Temos fronteira , também sociais , econômica, e financeira.

Houve uma época de muita fome em Israel , por isso Noemi seu marido Abimeleque e seus dois
filhos Maalon e Quilion , abandonaram Israel e foram residir em Moabe, que na época era inimigo
do povo de Israel. O primeiro motivo foi a fome em si que estava afetando os negócios da família
mas o segundo Noemi diz que Deus a castigou porque ela poderia ter ficado para ajudar seu povo mas preferiu fugir e pagou o preço de se aliar com o inimigo. Morou muitos anos em Moabe e lá perdeu o marido e os filhos. Quando uma liderança falha a família sofre

La, Noemi conheceu Rute e a considerou como filha ,tanto ela como a outra Órfa . Quando resolveu voltar para Israel ,quis que as duas voltassem para seus familiares , mas Rute preferiu
ir com a sogra. ''As nossas escolhas fazem a nossa história'' .Precisamos refletir muito e pedir a
direção de Deus para não escolhermos caminhos errados ou atalhos que irão (com certeza) a
lugar algum. A Bíblia diz que :''tem caminhos que ao homem parecem perfeito'' provérbios 14:12

Mas Rute fez a escolha correta. Escolheu os melhores caminhos. Desde o parentesco até o Deus da sogra. Foi uma escolha ,nacional, social e espiritual. Quando chegou a Israel foi escolhida para casamento, porque naquela época , as mulheres viúvas casavam-se com o parente mais próximo que se tornava remidor daquela pessoa. Houve uma certa disputa com relação a herança dos filhos de Noemi. Mas Boaz disputou Rute com outro alguém que a Bíblia não fala o nome , e nessa disputa ele jogou o sapato como sinal de que estava desistindo.'' era costume em Israel ,quando em casos de resgates e permutas'' Rute 4:7.

Havia um plano de Deus para Rute porque sendo ela de um pais inimigo e não olhou as fronteiras em qualquer dos seus aspectos ,quanto mais Deus que é um Deus que não vê fronteiras.
Quando se fala na espiritualidade ,observamos que não existe distancia para o Senhor. Quando ele quer ele entra em qualquer lugar para ir buscar o que lhe pertence. E Rute é o maior exemplo disso. Uma Moabita entrou na história de Israel . Casou-se com Boaz e teve um filho ao qual o chamou de Odede que gerou Jessé e que gerou Davi. Concluindo Rute foi a avó do rei Davi.
Deus não vê fronteiras , principalmente espiritual. Na espiritualidade seja das igrejas , seja do mundo, seja das filosofias, dos centros de Macumba, a Bíblia diz que ''Os olhos de Deus procuram por toda parte aquele cujo coração é dele'' II cronica 16:9 porque esse Deus grandioso e maravilhoso não vê as
fronteiras nem religiosas nem filosóficas. A escolha é sua, lembre-se que depende dela a sua historia social, nacional e espiritual. Aceitar o evangelho é aceitar Jesus Cristo e mudar sua historia de vida. Com Jesus em sua vida você consegue atravessar todas as fronteiras. As fronteiras do vicio (fumo, drogas, bebidas) , as fronteiras do ódio (raiva de mãe de pai,de irmão, de vizinho de
patrão de pastor etc...) as fronteiras do mal costume, as fronteiras da homofobia, as fronteiras da maledicência, as fronteiras da arrogância etc... Ao aceitar o Senhor Jesus você vai comprovar que toda sua história mudará e terá ''\um feliz final''