quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AS CONQUISTAS

As Conquistas

 ''Assim como fui com Moisés, serei contigo. Nunca o abandonarei nem o deixarei desamparado... Seja forte e corajoso.'' Josué 1: 5

 Estamos diante de um texto onde são narradas as conquistas da terra de Canaã. Marcadas por grandes lutas , vem esta historia desfrutando de muitos elogios e atenções, por servir de exemplo no cenário mundial , registrada pela Bíblia.

 No Livro de Gênesis capitulo 12 , Deus fez uma promessa a Abraão , dizendo:''Sai da tua terra e da tua parentela e vai para uma terra que eu te mostrarei''. Desde então começaram as lutas pelas conquistas da terra.

 O primeiro líder foi Moisés e logo em seguida foi a vez de Josué que é o ponto focal desta postagem. O livro de Josué , narra a saga da conquista de Canaã.'' O nome de “Canaã” se aplica à terra que existe entre gaza ao sul e Hamã no norte, ao longo da costa oriental do Mediterrâneo (Gn 10.15-19).''

 A historia da conquista de Canaã foi recheada de muitas lutas que obedece a um processo longo e lento , ora pacifico e ora violento. As lutas por essas terras tiveram inicio com Josué e foram concluídas dois séculos depois , pelo rei Davi

Canaã era uma cidade estado onde acontecia muita exploração trabalho forçado, escravidão, e prostituição. A sociedade de Canaã se dividia entre os descontentes com o sistema social e os que traziam proposta para uma nova sociedade e isso desencadeou um conflito , provocando a perseguição do rei de Jericó.

 Foi de Josué a missão de guiar o povo, fazendo-os atravessarem o rio Jordão a pés enxuto e chegar ao outro lado para fundar uma cidade com um novo sistema, onde prevaleceria a igualdade de direitos humanos, sociais e espirituais.

 Josué levou o povo e os dividiu em doze tribos e entregou a cada um a parte que lhe cabia por ''Direito Divino'' que estava registrado na promessa. Mas antes usaram de estratégias para as conquistas e começaram com o tocar das trombetas que derrubaram os muros de Jerico.

No texto , o contexto nos dá a certeza de que Deus nos dá uma grande lição em nossos dias. As lutas , pela conquista de Canaã, nos dá a medida exata das lutas que enfrentamos no nosso dia a dia


Deus tem para cada um de nós , promessas : Materiais, psicologias, emocionais e espirituais, mas temos que lutar para conquistá-las. Existem no plano espiritual muitas bençãos mas temos que lutar para torná-las uma realidade. Tudo começa nos sonhos de Deus , toma forma no invisível, se agita no trabalho e se torna palpável no mundo material.

 Porque ''Deus traz a existência as coisas que ainda não existem'' ,e todos nós temos promessas de Deus. Quem não tem uma Canaã para conquistar? Qual a sua terra prometida em que gostaria de colocar seus pés? Na área espiritual: O batismo com o Espirito Santo ? Trabalhar na área missionaria ? Fazer aquela pregação? Ensinar na Escola Dominical? O emprego? a casa própria? o carro? a formatura? a salvação de toda família? a libertação do filho das drogas ? na área secular, e recuperar o casamento

 Tudo isso vai requerer estratégias , através da oração, do jejum e muito trabalho . Todas as vitorias na Bíblia , tiveram lutas. As lutas de Ana por um filho começaram nos joelhos dobrados diante de Deus e terminou com a grande vitoria em ter Samuel e mais seis filhos, pois ''Deus nos dá muito mais que que pedimos e pensamos''.

 O apostolo Paulo enfrentou lutas tremendas para conquistar os gentios para Nosso Senhor Salvador Jesus Cristo. O apostolo enfrentou lutas no seu Ministério. E hoje ? Acontece a mesma coisa, mas nenhuma luta pode deter o processo da Salvação.

Nestes últimos dias está acontecendo diferentes ministérios que enfrentam lutas , por serem diferentes e querem alcançar a todos usando as mesmas armas como estratégia . Estamos vivendo fortes lutas para pregação do evangelho a fim de tentar levar o povo a conhecer um Canaã Celestial.

 Mas os que querem tentar diversificar encontra resistência até mesmo de outras igrejas que se acham o supra sumo da verdade e ao invés de ajudar em oração , soltam a língua para as criticas destrutivas que em nada ajudam e ainda pecam no item ''Não critiqueis uns aos outros.''

 Graças a Deus que o Brasil é um pais Laico. Lembro-me de uma ocasião em que um politico, prometeu no seu discurso que : Se fosse eleito, a primeira coisa que faria era socializar a religião. Isso significaria que qualquer igreja , teria que ter pedir permissão ao Papa, para funcionar. Isso iria gerar um conflito tremendo e ninguém ganharia e nem conquistaria nada com isso. A nossa maior luta e a nossa maior conquista é ganhar almas para o Reino de Deus.

 Não tem sido fácil povoar a Canaã Celestial. Conquistar território para o Senhor Jesus tem sido o maior desafio, mas a luta tem que continuar para gerar vitorias e amealhar conquistas espirituais. Moisés passou o cajado para Josué e isso vem acontecendo em todos os tempos e em todos os lugares e hoje aqui e agora Jesus conta conosco para continuar o trabalho de lutas e conquistas até a sua vinda.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário