quinta-feira, 28 de junho de 2012

FAZER SAIR

''Fazer Sair''




''Depois de fazer sair todas as suas ovelhas, ele caminha a frente delas...'' 10: 4 (a)

O capitulo 10 do evangelho de João , apresenta o Senhor Jesus , como o ''Bom Pastor'',onde está escrito que deve-se entrar pela porta , e avisa que: Quem não observa a entrada é comparado a ladrão e salteador e que não existe engano, porque as ovelhas sabem identificar , pela voz ,o seu Pastor e saem a segui-lo , e o que chama a atenção é justamente a frase titulo desta reflexão:'' Fazer sair''.

O termo ''Fazer sair '', a priori já nos dá a dimensão do trabalho que vamos ter , tanto interiormente como exteriormente. O que primeiro se tem a fazer é , atrair a pessoa para fora de se mesma. È grande o número de pessoas , que estão presa dentro do seu Ego. Estão amarradas a preceitos, preconceito, conceitos e pretexto. E precisam antes de sair ,''Cair em si''.

Isso aconteceu com o filho pródigo, que resolveu abandonar a família e partir para o mundo e viver toda sorte de situações , até que um dia '' caiu em se'' e viu que estava tudo errado e resolveu voltar para o convívio do lar. Essa parábola está escrita no livro de Lucas capitulo 15:11-32.

O mundo pós-moderno está passando por muitas crises. O ritmo de vida está firmado em dois pilares existenciais que são : Barulho e correria. Estamos vivendo dentro de uma agitação total e isso tem causado muito stress no cotidiano. O profeta Daniel , profetizou no capitulo 10 v.4: ''Que no fim dos tempos, uns correriam de um lado para o outro e que a ciência se multiplicaria''.

Isso tem causado as crises : Moral, Social, Material, Físico e Espiritual. O mundo está passando por cima das leis morais para obter as coisas. Está se perdendo os limites , para se conseguir bens materiais e a moralidade tem perdido espaço para os assaltos, roubos etc... As crises sociais perderam a capacidade de analisar o certo e errado e isso tem refletido na saúde mental e emocional, e o espiritual está se perdendo dentro dos jogos de interesses de um novo mercado , o ''mercado da fé''.

O homem está dando sinais visíveis de ter perdido a esperança , porque confia mais na ciência do que em Deus e até no meio da igreja tem crentes que não acreditam na unção e sim no remédio. Estão trocando o eterno pelo temporário e temos um exemplo Bíblico através do comportamento de Esaú que trocou a sua primogenitura por um prato de lentilhas.. Tem muita gente trocando a salvação pelas lentilhas do mundo.

Fazer sair tem dois registros iniciais. O primeiro é pessoal e o segundo é geográfico. Nos dias atuais, as pessoas estão trancadas dentro de si mesmas e é trabalho nosso fazê-las sair de seus conceitos, preceitos e pretextos. Estamos vivendo a época da ''Achologia'', Toda pessoa sempre tem uma opinião formada a respeito de algum assunto e isso em todos os casos torna-se um conceito, um pretexto e um preceito, e é comum essa expressão '' Eu acho isso, eu acho aquilo e dentro desse ''acho'' esta o cerne de todas as questões, por isso que se torna difícil ''Fazer sair'' de seu interior para uma nova experiencia.

A Bíblia relata dois casos interessantes: O primeiro de Abraão. Deus chamou esse servo para sair e ver a beleza do céu cheio de estrelas e mandou que as contasse, pois ele estava fazendo uma promessa naquela noite , de como seria a sua posteridade. Mas foi preciso ''fazer sair''da tenda.. Outro fato foi o de Elias que foi para dentro de uma caverna e Deus o chamou para ir a Serepta , lugar da benção. Mas foi preciso ''Fazer sair''. A Bíblia sempre relata fatos em que as pessoas estão dentro de alguma situação ou de algum local. Mas em todos os casos sempre foi Deus quem chamou. Hoje não é diferente. Deus usa todos os recursos para tirar as pessoas da sua acomodação interior para assumir nova posição diante dele.

O segundo é geográfico. ''Sai da tua terra e da tua parentela e vai para um lugar que te mostrarei'' Deus após ter chamado Abraão para sair de dentro dos seus programas o convidou para um segundo proposito , que foi o de deixar sua terra e sua parentela para ir a uma novo lugar. Isso é relatado no capitulo 12 do livro de Gênesis e começou o trabalho de Missões e hoje temos missões locais, estaduais, nacionais e internacional e com o mesmo trabalho ''Fazer sair'' tribos, raças e nações para uma nova experiencia espiritual.

É nesse contexto que entra os pretextos (não posso, trabalho muito etc....) Entra os conceitos (já tenho Jesus, já tenho a minha religião....) preconceitos (não gosto de crente, não sou de religião nenhuma ou em ultimo caso ; respeito todas) E nesses casos precisamos ''Fazer sair''.


O nosso trabalho de Missões em ''Fazer sair'' é no nosso bairro, As vezes é em outro estado e as vezes é em outra nação e que Deus nos ajude , porque somente ele pode pisar nesse território interior de cada homem e quando dá ordem para ''Fazer sair'' o milagre acontece .Foi por uma ordem dessa que Jesus fez sair para fora Lazaro que já estava morto a quatro dias, e o fez tirar todas as faixas que o envolvia na morte para ressuscitar para a vida.

''Fazer sair'' é um trabalho nosso, em procurar convencer agora converter é trabalho do Espirito Santo. Portanto vamos a luta.