sexta-feira, 19 de abril de 2013

ANTES DE CRISTO E DEPOIS DE CRISTO

Antes de Cristo e Depois de Cristo




                                                  

 ''Jesus Cristo ,ontem e hoje ,é o mesmo e o será para sempre''. Hebreus 13:8



 Quatrocentos anos de silencio!

 Esse foi o período em que Deus silenciou. Dizem alguns Teólogos , que as duas paginas em branco que divide o Antigo Testamento do Novo Testamento da Bíblia, representam justamente essa   epoca    de silencio .Foi  um espaço  de  tempo entre os livros  de  Malaquias e  Mateus. A sociedade de Israel acolheu  muitos profetas , que tiveram a missão de trazerem os avisos de Deus , mas os sacerdotes continuaram corruptos e o povo continuou tão desobedientes quanto os que viveram no tempo do diluvio

 Somente Deus continuou e continua fiel aos seus projetos com relação ao ser humano. Estava nos projetos do Pai Celestial , uma nova historia, uma nova biografia e um novo Deus ( O filho) e neste contexto a historia se dividiu em ''Antes e Depois''. Antes foi a historia da Lei e agora surgia a historia da Graça
 . A primeira inaugurada por Moises e a segunda inaugurada por Jesus o Cristo.

 E apareceram, o Antes e o Depois de Cristo. Vamos nesta reflexão , meditar sobre esse '' divisor de águas'' ou seja divisão de historias que começa na Bíblia. Antes e depois abriu um leque de historias em tudo e na vida de todos. A historia ficou mais fácil de entender ,e o nome do Senhor ''pesou '' na historico internacional, na historia de Israel, na historia do Brasil , na sua e na minha historia de vida. Tudo começa com com o nome maravilhoso de (Emanoel)  que significa ''Deus conosco''.

Em Israel seu nome foi Yeshua Josué , filho de José. Por ter nascido em Nazaré foi chamado , Nazareno. Ao ser batizado Jesus foi chamado de Mensageiro de Deus e com o tempo, passou a ser chamado de Cristo que quer dizer ''Ungido'', Vindo do idioma falado na época , o latim.

 Numa tradução perfeita CRISTO quer dizer , ungido com óleo sagrado.

 Na historia Internacional o ( antes de Cristo) e o ( depois de Cristo ) passou a figurar no Calendário Gregoriano ocidental no ano de 1582.

 Na historia de Israel, apesar de ter nascido lá , ele não tem nem ''Antes e nem Depois de Cristo'' , pois eles esperam outro Messias, Para os Judeus só vale o nome de Jesus, porque gera divisas , visto o numero de Cristãos que visitam Israel todos os anos, pois grande, é o Turismo para a  terra  Santa.

 No Ocidente, Jesus foi conhecido por missionários que trouxeram seus  ensinamentos para  diversos lugares do mundo.  Citamos o apostolo Paulo como exemplo. Com os aprendizados de Jesus , foi abolido o sacrifício humano, a poligamia,a escravidão, o infanticídio, o incesto, etc.

 A historia cita que o monge Dionizio , (o pequeno) foi quem propôs o uso do (a. Cristo) e (d. Cristo) e muitos seculos se passaram para que fossem usados pelas Nações. Alguns começaram a usar tambem A. D. ( ano Domini). Uma outra coisa interessante , é com relação ao Calendário

 Os Orientais não usam o nosso calendário. a não ser para negociar, para viagens, eventos, e assuntos seculares. No calendário Judaico , já estamos no ano 3761. No calendário muçulmano , se começa a contar o tempo a partir de Maomé. Já pensaram em mudar o calendário para AEC ( antes da era comum).

Jesus  está em tudo no mundo. .

Não se pode falar na historia, sem falar de Jesus , ''porque seu nome está sobre todo nome''. No anos 30 começou uma revolução no mundo, que abalou os alicerces do poderio da época, graças ao Senhor Jesus Cristo.

 Muitos missionários atravessaram as fronteiras , para apresentar o Senhor.

 O Cristianismo nasceu dentro do Império Romano e foi muito perseguido pelo Sinédrio e muitos fugiram de Jerusalém e chegaram a Antioquia da Siria e lá foram , pela primeira vez chamados Cristãos e se reuniam nos cemitérios e nas  catacumbas . Para se identificarem como Cristão  desenhavam  um peixe no chão. 

No ano 200 , Os imperadores Constantino e Lizino assinaram o ''Edito de Milão'' que garantiu a liberdade de culto na fé Cristã. Quero concluir comentando sobre o antes e depois de Cristo na nossa vida.

Tivemos historias antes de Cristo e depois de Cristo temos uma nova historia. Novo compromisso com o Senhor Jesus e não o podemos negar, pois se falharmos , o estaremos crucificando novamente. Temos a promessa de uma vida eterna e de morarmos em uma cidade Gloriosa e temos que fazer força para não fraquejar em nenhuma área da nossa vida. O sacrifico do Senhor Jesus foi sem medida , portanto o que fizermos por ele é tão  pouco que não se pode comparar. . Graças a Deus , o passado ( Ante) ficou para traz  . Agora é somente futuro pois, estamos vivendo com Ele o (Depois).
 Toda santidade , vale o que vemos pela fé.

 Com Jesus seremos mais que  vencedores.

 ''Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo e será  eternamente''.