sábado, 1 de fevereiro de 2014

CANSAÇO ESPIRITUAL





''Nunca mais saia conosco para a guerra, para que não se apague a lampada  de Israel'' 2º Sam. 21:17(c)
''Vinde a mim todos vós que  estas cansado e sobre carregados  e vos aliviarei''Mat. 11:28



Estamos diante  de dois  versículos que , se fossem uma  cortina  de palavras, poderíamos abrir vagarosamente  e    contemplar diversas mensagens sobre cansaço , em suas múltiplas situações.



Cansaço  de fazer, de  ver,  de ouvir, de falar, de pensar, etc... Mas  vamos meditar  sobre um cansaço  diferente, ou seja, o cansaço espiritual, mesmo porque  tudo na vida cansa e o espírito não foge a  regra. Cansaço espiritual é  falta energia. Pode  ser definido também como  a soma do cansaço  físico e do cansaço emocional.

Narra a Bíblia , no 2° livro de Samuel . no capitulo 21, que  muitas lutas  surgiram contra Israel , na época   em que a Historia  estava acontecendo  na vida do povo judeu. Entre os diversos povos que perseguia Israel , existia um  terrível e constante que  se chamava Filisteus.
Como  Israel sofreu com  esse povo! Voltando  na historia , vemos  Sansão , em duras represálias   nas mãos  desse povo e nesta postagem , vamos  meditar nos sofrimentos de Davi que chegou a  cansar como está escrito no capitulo 21:15  de segundo Samuel e o que isso representa para nós.

15 Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou.
 

Davi cansou.  Havia entre eles um guerreiro chamado gigante que tinha uma ''lança  de  bronze de três quilos e uma espada'' e que  gritava que iria matar Davi. Entretanto um homem  chamado Absaí tomou  a  frente e matou o  gigante filisteu (v17). Não podemos  esquecer de Golias , que Davi matou  e um outro gigante que se levantou contra o rei e foi morto por Hus.

Trazendo  do  texto para o contexto queremos falar de quantos ''Filisteus'' nos  confronta  todos os dias , representado  pelas lutas  de todos os dias e que  Deus  sempre prepara um Absaí ou um Hus para nos ajudar contra esses combates constantes.

Os soldados ficaram preocupados e falaram:'' Nunca mais  saia conosco para a guerra , para que não  se apague  a lampada de Israel''. Os soldados precisavam de um ''Lider'' para interceder  diante  de Deus e Davi estava cansado e Deus  sabia disso.A Lampada  de Israel  de Hoje  somos nós intercedendo  como luz nesse mundo escuro. Se alguma queimar fará uma enorme  falta.

Deus  sabe  do quanto estamos cansados , como Davi estava espiritualmente. Nada  fragiliza  mais que as lutas  espirituais  do dia a dia.  Os filisteus podem  ser: As enfermidades, a falta  de emprego , as dificuldades  financeiras , as drogas  que aprisionam os filhos, os vícios em  geral que  assola a  família, as perseguições dentro e fora das Igrejas , nos  trabalhos , nas escolas , na  família etc...São lutas constantes  que  cansam .

Nesses momentos no plano Espiritual  , o inimigo e  seus comparsas  estão observando tudo  e  torcendo para  que  você  e eu não suporte e  blasfeme  contra o nosso Deus , como  fez com Jó.Quem prepara as lutas são eles  e quando Deus permite é para  que seu nome seja glorificado na nossa vida, provando a nossa fidelidade. Porém tem lutas que os  demônios dizem: ''É agora !que  ele ou ela não vão suportar'' e apostam tudo. Mas do outro lado tem os anjos de Deus, torcendo pela nossa vitória.  Foi assim  com Jó:



7 ''O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio?"
Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela".
8 Disse então o Senhor a Satanás: "Repa­rou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal".
9 "Será que Jó não tem razões para temer a Deus?", respondeu Satanás.
10 "Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra
11 Mas esten
ce.de a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face."
 
Assim  mesmo , ele  faz com cada um de nós. Por isso  a Bíblia diz: ''Guarda a  fortaleza''. Naum  2:1



E Davi estava cansado  com as lutas. Na nossa  caminhada Cristã  as lutas ,  nunca vão faltar,  mas  sempre  vai existir um Absaí ou um Hus ,para nos ajudar. Jesus , quando enfrentou  as lutas  do calvário, Deus colocou  um ''Cirineu'' para  ajudá-lo a  carregar  a  cruz.

 Qual o gigante filisteu que  está  atormentando a sua  vida? Seja quem  ou o que for, existe um Deus maravilhoso  chamado Jesus  que  está  atento  ao nosso sofrimento e sempre pronto a levantar um Absai  ou um Hus para nos ajudar e é  Ele mesmo quem diz:



"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve



''O esgotamento espiritual vai embora se as pessoas souberem que Deus quer um coração conquistado por essa graça, não um coração ansiando arrumar um jeito de escapar do inferno. Este é um dos principais desvios que têm minado a Igreja de Cristo hoje. O legalismo dos fariseus alcançou-nos, afastando-nos do entendimento do puro Evangelho e de um coração realmente arrependido.''



Queremos concluir  dizendo que somente Jesus pode  nos  salvar e nos ajudar  a vencermos as lutas , pois  temos que  ser aprovados . Jesus  venceu e nós  venceremos (com Ele)  também o cansaço Espiritual.
Meditemos nisso.