terça-feira, 1 de julho de 2014

EXEMPLO DE ARREPENDIMENTO



'' Cria em mim, ó Deus , um coração puro e renova  dentro de  
 mim um espirito inabalável.'' Salmo 51: 10


Os Salmos constituem  as paginas  mais  lindas da Bíblia . A palavra  Salmo  tem como  definição: ''Canções  Sagradas , formadas de poemas, cantadas em forma  de hino que  descrevem  determinadas situações e que também  se  tornam  declarações de agradecimentos e adorações.''

Existem  150  salmos  e a maior parte  são atribuídos a Davi. o  restante  foram  escrito por Coré, Asafe, Moisés  e anônimos. Uma leitura atenta  explica que, existem salmos para cura  e libertação (Sal.30 ) ; Para fortalecer o espírito e a mente (Sal. 03); Aliviar o coração e a alma das angustias ( Sal.04); Paz e justiça  ( Sal. 70) e  de proteção ( Sal. 91).

Salmos para  adquirir  bens ( Sal. 129) ; Para a família ( Sal. 127 e 128) e outros. Estes  Salmos  tem que  ser  recitados  todos os  dias, com fé e em voz alta,( esperando  na  vontade  de Deus ) porque  vivemos  entre  dois mundos .  O mundo  físico (visível) terrestre e o mundo espiritual (invisível ). Salientamos  que, a oração em silencio, alcança o coração de Deus tanto  quanto a oração em voz alta mas:

''Cada palavra  ritmicamente colocada  e  verbalizada  acarreta vibrações e produzem os efeitos  esperados''. ''Cada som no mundo  terreno desperta no reino invisível ( espiritual) a ação e a  graça de Deus."

Exemplificamos  citando que:As orações e os hinos que dão inicio aos cultos , tornam-se verdadeiros convites  Santos,  a Trindade Celestíal, e é preciso que haja sinceridade para que não se cumpra o que o  versículo diz: ''Eis que  estou a porta...''

Lembramos que, os seguidores do ''Inimigo'' também usam esse  recurso  na  suas reuniões Satânicas e que chamam de ''linhas''. Acrescentamos  que é um perigo  cantar uma linha  dessas. Aconselhamos aos ex praticantes dessas reuniões que não cantem, pois estão  atraindo para perto de si , entidades estranhas a Nova Vida que  aceitaram pela  Fé.

O inimigo não gosta dos louvores porque , eles libertam e isso me  traz a lembrança um  testemunho. Nós ( eu e a irmã Nanci ) Convidamos uma senhora para  nos levar a um endereço de uma  nova convertida, e ela nos pediu que fôssemos a sua  casa em  determinados  dia e hora. Cumprimos o  trato e fomos.

Qual não foi a nossa surpresa quando lá chegamos .Deparamos com muita gente e curiosas perguntamos o que ia acontecer ali.
A dona  da  casa nos  falou que era uma  reunião Espírita e nos convidou  para participar. Educadamente  saímos pela  tangente  com uma ''desculpa sábia''e nos  sentamos  do lado de fora, em cima  da  caixa de agua  e enquanto esperávamos pelo  termino  da reunião , começamos a louvar os hinos do C.Cristão (bem baixinho), afinal estávamos pisando em território  inimigo .

 Após  trinta minutos , a janela da  sala se  abriu  ,e em alta  voz , alguém  exclamou: " Não entendo porque os espiritos não querem  descer hoje!'. Compreendemos que  os hinos que  cantamos ali , foram empecilhos para que, os  espíritos  não se manifestassem  na  reunião.Destacamos entre os hinos ''Alvos mais que a neve...'' que  foi o que mais louvamos.


Mas os louvores e ''Os  Salmos  exibem o coração de quem  exulta e adora na presença  de  Deus; ''Aleluia , louvai o nome do Senhor; louvai-o  servos do Senhor ''(Sal. 135:1).

Escolhemos o Sal. 51 para  fazer  breve comentário , por tratar-se  de um  poema que  retrata o  arrependimento  de um homem chamado Davi, cujas ações  foram  terríveis mas que soube  arrepender-se ,e isso   constituiu e constitue  uma mudança na mente no coração, novo entendimento e nova postura  de vida.

Davi  errou muito mas foi:'' O homem  segundo o  coração  de Deus'', justamente por  causa  do  arrependimento sincero diante  de Jeová.  Arrepender-se é  ''reconhecer a  fragilidade humana diante do Criador''. O Salmo  51  retrata   esse arrependimento, quando pede '' Cria em mim um coração  puro".

Existe um ditado  popular  que  diz: ''Coração  é  terra que ninguém pisa''  mas Deus  vai em todos  os corações e troca  coração de  pedra por um coração de  carne. Eze. 32:26  

Em Mateus  7:14-23 diz que:'' do  coração  do homem procede  as  saídas  da vida''.  O que  guarda um coração impuro? Maus pensamentos, imoralidade  sexual, roubos, homicídios, adultérios,  cobiças,  maldade, enganos,   devassidão, inveja , calunia, arrogância e insensatez. 

E Davi  errou ao querer Bete-Seba  a mulher de Urias . Errou  ao mandar  matar  seu marido que  era um homem  fiel . Sem piedade , ele  adulterou ,  assassinou e assim pecou duplamente.1° Reis 14:8.


No livro  de 2º Samuel 11:12 narra  como  Deus  chamou  a atenção de Davi, usando o Profeta  Natã , que  através  de uma parábola  mostrou a Davi  a extensão do  seu  pecado.

2 Samuel 12

1 E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao ­chegar, ele disse a Davi: "­Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro pobre.
2 O rico possuía muitas ovelhas e bois,
3 mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele.
4 "Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou de seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre".
5 Então Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: "Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!
6 Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, por­quanto agiu sem misericórdia".
7 "Você é esse homem!", disse Natã a Davi. E continuou: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'Eu o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul...


Caindo em si , Davi amargou  o  arrependimento.'' Cair em  si''é  entender o que  é,  a natureza pecaminosa  na  vida da pessoa.

Isso aconteceu  na  vida do ''filho pródigo'' e aconteceu  na vida  de muita  gente, e que  precisa  acontecer no  mundo ,na  vida  das  pessoas. Davi  arrependeu-se  muitíssimo   por isso ele  diz :  verso 14 do salmo  51:''Purifica-me, lava-me,  devolve-me a alegria da  salvação''.O pecado suja e entristece.

Davi  arrependeu-se e sofreu muito e no  arrependimento, começou a usufruir  da  graça ''  que é um  favor imerecido''. ''Quando o perdão  acontece , ele  dá ao homem um  espirito  firme ,santo  e  generoso e inabalável. '' Ao  ser perdoado , o homem torna-se um missionário que ensina o  caminho  de  volta  a Deus.''

Os  Vs. 16 e 19  mostra que  quem não quer arrepender-se enfrenta o pecado  que  termina  com a pena  capital. ''Deus  quer o sacrifício da confissão para que o homem se liberte do pecado'' a  exemplo  de  Davi. 

''Renova em mim um espírito inabalável ''. Um Espírito que não  desiste mas que  resiste a tudo ,desde o pecado  até  aos sofrimentos  . Exemplo disso foi Daniel e  seus amigos que, nem mesmo  dentro da ''fornalha  ardente'' desistiram da fé , porque tinham um  espírito inabalável .O Apóstolo Paulo, Elizeu  e outros gigantes  na fé, foram  exemplos de terem adquiridos coração puro e espírito  inabalável.

Essa  lição  serve para nós que  precisamos  sempre pedir a Deus, um coração puro e a renovação  em nós de um  espírito inabalável . Davi foi ,sem duvida, o maior  exemplo de  arrependimento e por isso  tornou-se o ''Homem segundo o coração de Deus'', exemplo de  arrependimento.