quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A FACE DE PEDRA




''E todos nós com  rostos descobertos, contemplando como  espelho a glória  do Senhor , Somos  transformados de glória  em glória  na própria imagem como pelo Senhor, o Espirito . 2° Corintios  3:18





Existe um livro maravilhoso  com uma parábola de existencialismo   escrita por Nathanael Hawthorn cujo título é ''A  grande  face  de pedra''.

Como parábola existencial podia-se  aplicar a educação   de um povo  que  acreditava no futuro. Nesse livro  ele  diz que: ''Nos tornamos aquilo que contemplamos, meditamos e admiramos''.Parece ser um ensinamento Exoterista mas não é.

Nesse livro , ele narra  que  existia  nas encosta  da montanha, uma face esculpida . Ao lado  dessa montanha  residia uma  comunidade   que  esperava  um alguém que  ficasse parecido com o rosto , que viria para  salva-los   da  escravidão.

Um dia nasceu no povoado , um  garoto que cresceu contemplando aquele  rosto até  que  ficou parecido  com ele e que foi  reconhecido como o libertador  esculpido na montanha.

Esta história pode  ser aplicado a Igreja.  No contexto da  história , nasce o paradigma  emergente do mundo Cristão espelhada  em um  desenvolvimento progressista. O mundo  vive copiando os modelos  de roupas, sapatos ,casas, carros , televisões etc...

Os jovens  são cativados pelas músicas, pelas invenções  da  tecnologia dos computadores, dos Ipods,  dos  celulares, dos androides   etc... . por tudo que os torna uma imagem  de'' face de pedra''  moderna,e  só   existe um livro que pode ser um  espelho para mudar esse quadro, a Bíblia.

O  espelho é uma superfície  que  reflete  as imagens que aparece diante  dele. Infelizmente o espelho só  reflete o  exterior mas nada  reflete do interior.

O  espelho apresenta o lado que  se pode  ver . A beleza, a elegância  mas o interior que guarda  as nossas imperfeições, o nosso  caráter, a nossa  arrogância e as nossas omissões, não exibe nada.

Pelo  espelho  ''se  arruma o  cabelo mas não se arruma  o coração''.Escreveu alguém. A Bíblia  diz que : ''O  coração  feliz  aformoseia o  rosto''

 "O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo." Provérbios 15:13,15

Jesus  é  a copia  perfeita em que  nos   devemos  nos  tornar pelo Espelho  da Bíblia. O  rosto é o maior  espelho do físico.Um  artista pode  até interpretar, mas não pode exibir  o interior  de uma alma.

O pecado torna o rosto  do  ser humano em ''Face de Pedra". Pode  fazer a maquiagem que  quiser , a pedra  vai estar sempre lá Um rosto cheio de ódio, inveja, raiva ,ira , contenda, por mais  tinta que tenha na  face ,disfarça , mas  vai se  tornar visível, por  causa do coração.

A Maquiagem do  cristão é  feita no coração e é  esculpida por  Deus, por isso que  a Bíblia é um  espelho para a Igreja como  era o rosto esculpido na montanha para aquela comunidade que  esperava um salvador  que  fosse parecido com ele.

A obediência é o cinzel que vai esculpir o rosto Cristão e isso será notado pelas ''Marcas  de Cristo''.Gálatas 6:17 "Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus." As marcas doem para  ser  elaboradas mas os  resultados aparecem no coração, que  depois  são exibidas na face.
''O cristão genuíno tem uma marca que o identifica por onde ele passa o reconhecendo como um verdadeiro cristão.''


Como exemplo podemos  citar o apostolo Paulo.
''Paulo deixa-nos em suas palavras uma grande lição, ele se orgulha das marcas que carrega sobre si, marcas adquiridas com o passar do tempo, depois de tanto sofrer por amor a Cristo. Marcas que o identificam como um servo fiel, mas não feitas por ele mesmo, nem com o seu consentimento, eram marcas não só na carne, mas que estavam impregnadas em sua alma.''


No livro de Ezequiel 36:26 está  escrito:
26 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.Ezequiel 36:26  

Isso  se cumpriu literalmente na  vida do apóstolo Paulo e se cumpre na nossa  vida  também.

Olhar para Jesus , não é olhar '' simplesmente''  mas como diz em Hebreus 12:2Olhando Fixamente ou firmemente.
"olhando fixamente para o Autor e Consumador da fé: Jesus, o qual, por causa do júbilo que lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus." 

O segredo é  Olhar  fixamente. Não é olhar para esquerda , porque  vai  ver um mundo errado ,  descendo ladeira abaixo, com  seus rostos duros  de pedra e  seus olhares para o que não tem nenhum  valor e correndo na  contramão dos projetos  de Deus.

Olhar para a Direita é olhar para a Palavra  de Deus , fixa-las em seu coração, trabalhar ,obedecer  amar e seguir a Jesus  e  a sua  Igreja  que  está  se preparando para ir morar no  céu, mesmo sofrendo com as "Marcas de Cristo" mas  vendo sua imagem e  semelhança,  se formando  no  grande Espelho  da vida Cristã, no  dia a dia.

Aquela  garota tinha  razão em dizer que temos rostos  e posições diante e Deus e aquela parábola  da '' Face  de Pedra"são  verdadeiras ilustrações  de uma  Face  transformada por Deus.

Queremos  concluir dizendo que: os  rostos  e as posições  podem  ser diferentes mas o Deus que os  fez  os  transforma;  a  pedra em  carne e põe dentro ,tudo novo  a começar pelo coração que  se projeta  na  face. 

A comunidade olhava para a  ''Face de Pedra'' esculpida na encosta da montanha e encontrou seu salvador e nós  temos  que olhar para a Bíblia porque lá  está esculpida a maior  Face de todos os  tempos a Face de Jesus , o nosso Salvador.