quinta-feira, 23 de abril de 2015

O GRANDE AMIGO e NOVOS AMIGOS


''Assim como os perfumes alegram a vida , a amizade sincera dá animo para viver''
Provérbios 27:9

Tem um hino que diz: ''Achei um grande amigo Jesus meu salvador, que com amor me guia a cada dia....''Essa canção pertence ao cancioneiro Cristão e narra em poesia cantada , o amor o cuidado e o carinho do Senhor Jeus para com cada um que assina o pré nome de Cristão chamado ''Irmão''.



Procura-se tantas coisas . Empregos, curas, carros,compras, casas para alugar, casas para comprar etc...mas não existe a preocupação de se procurar amigos e por causa disso quantos ''amigos'' esquisitos e inoportunos aparecem, mas a Bíblia diz que:''...tem amigos mais chegados que um irmão '' Prov. 18:24.

Para esta reflexão escolhemos alguns personagens cuja fidelidade serviu e serve de modelo para os dias atuais. Paradigma da humanidade , podemos citar o grande
exemplo que foi uma mulher chamada Rute e outra cognominada Noemi. A Bíblia cita no capitulo 1: 16-17 a linda historia dessa amizade, que nos dias de hoje é considerado um dos piores relacionamento que é sogra e nora. ''Deixará o filho a casa dos seus pais e fará uma nova família'', mas parece que tem mãe que não consegue cortar o cordão umbilical e os filhos sentem dificuldades de abandonar os pais , dai os problemas com as moças que querem ser noras.

A Amizade de Rute e Noemi por serem exemplos , foi imortalizada na Bíblia e tem ao longo dos tempos , atravessado anos ´séculos e milênios como grande mostruário até nas escolhas.. Todos sabem a historia de Noemi . Essa mulher fugiu da fome que estava acontecendo em Israel, foi residir em Moabe e lá conheceu suas duas noras .Orfa e Rute.

Por ter perdido o marido e os filhos ,Noemi, deu liberdade as noras para ficarem na sua terra ,Todavia Rute quis segui-la e no confronto com a sogra , a moça deu a maior resposta que mereceu registro na palavra de Deus. Aquela jovem destemida fez uma escolha linda '' Sua terra será a minha terra , seu povo será meu povo e seu Deus será o meu Deus''. Rt. 1:16.

O que levou Rute a fazer tão importante escolha? Foi a amizade. Eram amigas e tinham três coisas em comum que eram a sinceridade, a lealdade e o amor .Essa cumplicidade e essa escolha, agradou o coração de Deus e Ele teve a oportunidade de demonstrar que é o Deus sem fronteiras e abençoou aquela amizade dando a Rute , ao longo dos anos , o ensejo de ser a avó de um rei chamado Davi.

Outro exemplo de grandes amigos está escrito no livro de Gênesis 14:14-16.É outra historia interessante que narra os acontecimentos bélicos que envolveram Ló sobrinho de Abraão . Nesta guerra renhida , Abraão colocou a sua vida em risco mas correu a proteger o seu sobrinho. Esse é outro grande exemplo de fidelidade de amizade familiar. O grande Pitágoras escreveu que:''A verdadeira amizade significa unir muitos corações e corpos num único coração e num único espirito''.

Uma outra amizade digna de citação , foi a união de Jonatã e de Davi, escrita no livro de 1º Samuel 18: 1-4 . Diferentemente dos dois primeiros exemplos, porque foi amizade de duas mulheres de idades e países diferentes .O segundo exemplo foi a amizade de parentes mas agora vamos citar a amizade de dois homens.

Foi um carinho tremendo e puro de dois homens que não eram parentes e tinham a mesma idade. Foi uma amizade de muita ternura e de muito respeito, acima de qualquer suspeita. Por causa do amor que dedicava a Davi, Jonatã ficou contra seu próprio pai , o rei Saul.

No Novo testamento o apostolo Paulo deu fortes exemplos de amizades e a Bíblia diz em Provérbios 18: 24 '' O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há amigos mais chegado que um irmão''. Esse homem chamou-se Saulo de Tarso cujos amigos o amaram pelo homem que ''nasceu de novo'' e que até o nome mudou para Paulo .

Dois grandes amigos do apostolo , foram Aquila e Pricila que ele carinhosamente chamava de Prisca. O apostolo fundou 13 Igrejas e as administrava de longe até mesmo da cadeia onde estava preso. O apostolo se dava o direito de ensinar, prega e exortar . E todos o respeitavam. ''A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar ao amigo todos os seus defeitos e todas as nossas qualidades''(Millor Fernandes.)

Podemos citar: Maria , Marta e Lazaro e o grande amigo de todos os tempos chamado Jesus Cristo. Foi uma das maiores amizades do mundo. Marta aquela mulher atarefada sem tempo para a adoração, a Maria que estava aos seus pés do Senhor o tempo inteiro e o irmão Lazaro que morrera. Mas o Grande amigo foi o mesmo que deu vida nova a Lazaro, elogiou Maria e chamou a atenção da Marta.

E hoje ? Como está o nosso circulo de amizades fora e dentro do lar? Fora e dentro da Igreja ? Será que somos como Maria cheia de adoração pelo Nosso Senhor , ou somos como Marta
sempre ocupada com a vida secular , ou mortos para o trabalho eclesiástico , como estava Lazaro envoltos em faixas (muitos problemas ) impedido de caminhar?

Vamos fazer uma pesquisa em nossa vida. Vamos observar qual área que está precisando de um grande amigo. A Bíblia diz: ''Entra no teu quarto e fecha a porta'' e fala para o maior amigo do mundo , e conta pra ele onde é a tua dor'' Fique certo que no oculto ele ouve e responde, Do oculto Ele contempla, julga , age e da vitoria , porque ele é o grande amigo em que não existe sombra de variação.

O nosso grande amigo é sem duvida Jesus Cristo. Tem um hino que diz : ''Quem é que me mantem a calma. Que alegra a minha alma? `E ele .Quando vem a solidão quem segura em minhas mãos? É ele . Quando estou sendo acusado quem é meu advogado? È ele , Quando leio a Bíblia ela me diz : Quem também é meu Juiz? É ele... ''

Jesus nos entende . ''O coração é terra que ninguém pisa'' mas Jesus entra e resolve tudo . Jesus é o nosso maior amigo , Jesus é '' O grande amigo que dá título a essa reflexão .Concluo dizendo que o maior amigo ( sem sombra de duvida é Jesus Cristo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário