sábado, 27 de julho de 2013

SANTOS CONSELHOS





SANTOS CONSELHOS



'' Vós sois o sal da terra...Vós sois a luz do mundo'' Mat.5:13 e 14(a)



Diz o ditado popular:'' Se conselho,fosse bom não se dava,vendia''.
Vamos escrever nesta reflexão,sobre conselhos, que não são os conselhos de qualquer um, mas as orientações do Senhor Jesus que chega até nós ,dois mil anos depois,na forma de pregação e de ensinamentos.


Jesus,começou seu ministério pregando em diversas regiões de Israel, mas foi no ''Sermão da Montanha'' que se destacaram os maiores conselhos práticos para nossa vida.

 No inicio , o Mestre começou a ensinar sobre o ''Reino de Deus'' e ''sua fama correu por toda Síria ''Mat.4:24(a),e por onde ele passava aumentava o séquito dos seus seguidores, de forma que foi grande a demanda.

O povo estava carente,e por isso Jesus subiu ao monte, para ser melhor visto e melhor ouvido,e pregou o maior sermão de todos  os tempos. ''O Sermão da Montanha''.

Ele começou  seu trabalho, exibindo a verdadeira felicidade, a real alegria da vida,que proclama a libertação,definindo o único caminho para o céu e escreveu com muita propriedade as bem-aventuranças .

Paralelo a isso,ele lançou o maior convite de toda terra:''Venha a mim todos vós que estás cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei'',Mt.11:28

Esse chamado, esconde entre as palavras a real intenção do Senhor do Senhor que é ''destruir e construir. Destruir a falsa concepção de Deus e construir a verdadeira realidade do Criador''.


 Jesus  fez uma comparação de como deve ser seus seguidores,usando as coisas simples do nosso dia-a-dia, o sal e a luz.Disse  ele:
''Vós sois o sal da terra...Vós sois a luz do mundo'' ,''porque o sal dá gosto a tudo mas não toma o gosto de nada,'' e a luz, porque em meio as trevas ,ela é como um ponto luminoso que brilha e se faz presente,iluminando qualquer lugar.

No Sermão , Jesus teve a preocupação de ensinar a obrigação  de orar e ensinou a regra de pratica e fé  que é o ''Pai nosso''. e o melhor lugar :O nosso quarto.

Aconselhou a não julgar para não ser julgado, não andar ansioso  e  ser prudente  com relação aos ''falsos profetas''.

Um conselho interessante  foi com relação as posses da nossa vida.''Não lanceis ante os porcos as vossas pérolas''Mat.7:6(b). Podendo parecer uma palavra dura, mas quando paramos para meditar ,é que entendemos que a intenção foi o  de não compartilhar o que  de melhor  temos, com quem vai banalizar.

A nossa primeira pérola diz  respeito a nossa área Espiritual. Nós Cristãos, sempre somos discriminados, tratados com desdém,principalmente quando vamos pregar o  Evangelho. Nesta  situação Jesus manda que :''Limpemos até  a  poeira dos nossos sapatos''Mat:6:7,

O Reino de Deus é algo maravilhoso que não pode ser  esvaziado por pessoas  descrentes e zombadoras. Um grande  exemplo é o de José que tinha sonhos de revelação e falava aos irmãos e  eles o levava na anarquia chamando-o de : ''Sonhador  mor''.

A nossa segunda pérola diz respeito a área das nossas emoções .Não devemos  contar para ninguém , os nossos sentimentos.São nossas perolas  e as pessoas nem sempre tem estrutura para  escutar e guardar. Terminam tripudiando sobre nossa empatia. Exemplo Bíblico foi Sansão que confiou em Dalila , e  revelou as pérolas dos  seus  cabelos.

As pérolas da nossa área material que diz respeito aos recursos financeiros. Não devemos falar e nem mostrar o que  temos na nossa casa  , por pequena ou grande que seja. O Rei Ezequias , mostrou aos inimigos todo tesouro do seu reinado de forma que quando vieram invadir , já sabiam por onde começar;(2ª Reis 20:12) .

Alguem escreveu:''Não grite sua  felicidade,porque a inveja tem sono leve''.

Outras perolas são: seus conhecimentos, sua saúde. sua dignidade,seu tempo , sua confiança.Quantos tem lançado  sua vida nas drogas, fumos, bebidas, pornografias e jogos de azar e em toda sorte de coisas erradas.

Que possamos meditar nesta palavra.
Que  temos lançado?
Temos que lançar amor, perdão, misericordia, bondade, benignidade ,compreensão. Portanto meditemos nesses santos conselhos.